Indian Motorcycle Forum banner

Desligando em marcha

8.8K views 47 replies 29 participants last post by  Big Dawg  
#1 ·
O manual (e eu acho que a prática geral de motociclismo aceita (GAMP) :) ) é colocar a moto em ponto morto ao desligar. No entanto, como nossas motos não têm freio de estacionamento, às vezes preciso deixar a moto em primeira marcha ao estacionar em uma leve inclinação. Isso é um problema? Por que o manual diz para deixá-la em ponto morto?

#5 ·
porque se você o ligar engrenado e ele sair e fizer um buraco na porta da sua garagem... a Indian pode dizer que diz no manual para desligá-lo em ponto morto... e o proprietário está com falta de células cerebrais, então os danos não são culpa nossa...

Eu sempre deixo minha moto engrenada quando estacionada... e sempre a coloco em ponto morto antes de ligá-la...
Entenda que se você tentar ligar a moto engrenada e não puxar a embreagem, o motor de partida não engatará. Dean

#4 ·
O manual (e eu acho que geralmente a prática de motociclismo aceita (GAMP) :) ) é colocar a moto em ponto morto ao desligar. No entanto, como nossas motos não têm freio de estacionamento, às vezes preciso deixar a moto na primeira marcha ao estacionar em uma leve inclinação. Isso é um problema? Por que o manual diz para deixar em ponto morto?
Eu não percebi que o manual sugere isso. Mas de qualquer forma... Eu não seguiria e não sigo essa sugestão. 99% das vezes eu uso o "interruptor de segurança" do descanso lateral para desligar minha moto. Chego onde quero estacionar, certifico-me de que estou na primeira marcha, coloco o descanso lateral para baixo, o que desliga o MOTOR, e então desligo a energia da moto. Dessa forma, não preciso me preocupar com a moto rolando e tombando (o que já aconteceu comigo quando comecei a andar de moto na rua). Minhas motos de terra estão sempre estacionadas em ponto morto, a menos que estejam encostadas em uma árvore no mato ou algo assim.

#39 ·
Eu não percebi que o manual sugeria isso. Mas de qualquer forma... Eu não seguiria e não sigo essa sugestão. 99% das vezes eu uso o "interruptor de segurança" do descanso lateral para desligar minha moto. Paro onde quero estacionar, garanto que estou na primeira marcha, coloco o descanso lateral para baixo, o que desliga o MOTOR, e então desligo a energia da moto. Dessa forma, não preciso me preocupar com a moto rolando e tombando se alguém esbarrar nela, ou se houver uma leve subida ou descida para a área de estacionamento (o que já aconteceu comigo quando comecei a andar de moto na rua). Minhas motos de terra estão sempre estacionadas em ponto morto, a menos que estejam encostadas em uma árvore no mato ou algo assim.
Eu não posso colocar o descanso lateral para desligar a moto. Primeiro, tenho que puxar a embreagem, e então, se eu colocasse o descanso lateral para baixo, a moto ainda continuaria funcionando. Desengatar a embreagem faria com que ela avançasse, levando a problemas indesejados.
Eu, no entanto, sempre coloco a moto em marcha, mas principalmente em uma inclinação (para cima ou para baixo), desligo-a usando o interruptor de emergência ou o principal, e então desengato a embreagem para agir como um freio mecânico...

Save
#33 ·
Eu sempre desligo e estaciono na marcha e dou partida em ponto morto. Nosso mecânico Harley da polícia nos disse para dar partida em ponto morto porque era mais fácil para o motor de partida.

Phil
Eu concordo com isso e geralmente mantenho minha Vintage na primeira marcha quando estacionada, colocando-a em ponto morto e até puxando a alavanca da embreagem ao dar a partida para tirar até mesmo aquela pequena carga extra, se houver, do motor de partida e da bateria.

#8 ·
Hmm, o manual diz isso.:) Tecnicamente, diz que você pode colocá-lo em ponto morto depois que o motor parar, mas diz para colocá-lo em ponto morto, e para colocá-lo em ponto morto para ligá-lo. Talvez para um novato isso seja uma prática segura, mas eu nunca ligo ou paro uma moto com a embreagem fora, e de qualquer forma há um interruptor de segurança para evitar isso (se estiver engatada). Geralmente, essa é a única regra. Você só pode dar a partida em ponto morto OU engatado com a embreagem puxada E o descanso lateral levantado.

#9 ·
Obrigado pelas respostas. Tenho quase certeza de ter visto isso em outro manual (Honda Shadow??) também. É por isso que pensei que poderia haver uma razão que eu simplesmente não entendia. Mas, de agora em diante, vou deixá-lo engrenado quando estacionar em qualquer lugar, exceto na minha garagem.

#10 ·
Uma palavra de experiência…vindo do mundo Harley e sempre tendo um descanso lateral com trava HD, eu deixava a moto em ponto morto quando estacionava, com a roda reta. Eu transferi isso para minhas Indians…até que um dia parei em um posto de gasolina, em um terreno bastante plano, desmontei da minha moto, deixei-a em ponto morto, roda reta, e quando estava tirando meu capacete, notei meu Challenger rolando lentamente para frente. Se eu não estivesse lá para pegá-la, ela teria rolado para fora do descanso lateral. Depois disso, sempre estaciono na primeira marcha e viro o guidão para a esquerda, totalmente travado.

#44 · (Edited)
Caras simples.... Desliguem a moto engatada, para que a transmissão possa ajudar a evitar que a moto role. Depois, coloque-a em ponto morto antes de dar a partida.
Caras simples . . . . façam o que funciona para vocês. Se você está preocupado que sua moto vá tentar sair sozinha, talvez queira deixá-la engatada. Se, por outro lado, você anda de moto há 50 anos, como eu, e sua moto nunca tentou sair sozinha, sinta-se à vontade para deixá-la em ponto morto, a menos que você esteja, de fato, em uma inclinação. Então você provavelmente deveria considerar deixá-la engatada.

BD

• Helpful
Reactions: Charlie Chaplain
Save
#14 ·
O manual (e eu acho que geralmente a prática aceita de motocicletas (GAMP) :) ) é colocar a moto em ponto morto ao desligar. No entanto, como nossas motos não têm freio de estacionamento, às vezes preciso deixar a moto em primeira marcha ao estacionar em uma leve inclinação. Isso é um problema? Por que o manual diz para deixar em ponto morto?
Muitas coisas nos manuais dos fabricantes são apenas eles se protegendo. Eu diria que é a mesma coisa. Digamos que alguém desligue na marcha e, em seguida, solte a embreagem imediatamente, quase ao mesmo tempo. Ainda pode ter um pouco de solavanco, pois o motor não parou completamente de girar. Não vai muito longe, mas esse solavanco pode ser suficiente para alguém derrubar a moto ou bater em alguma coisa (meio-fio, outra moto, carro, etc.). Dizer para você colocar em ponto morto apenas os isenta de qualquer responsabilidade se isso acontecer. O manual diz que você pode mudar para a primeira marcha para estacionar em uma inclinação, então não é nada sobre estar na marcha quando desligado. O manual também diz que você deve mudar para a 6ª marcha a 50 mph.

#15 ·
Ter uma moto com mudança de marcha à esquerda e uma moto com mudança de marcha à direita também, exige um pensamento deliberado para pilotá-las. O cérebro é condicionado a pensar automaticamente em ações de rotina como mudar de marcha e frear. Nenhuma dessas motos tem um interruptor de segurança para me impedir de ligá-las engatadas, sem a embreagem puxada. A moto da velha guarda com mudança de marcha à direita, no entanto, é apenas com partida por pedal, então, realmente, você TEM que deixá-la em ponto morto, rsrs.
'Acho que o meu ponto é que você não deve ser imprudente ao andar de moto. Existem ações deliberadas que precisam ser realizadas sempre que você anda. Nos 44 anos em que ando de moto, só deixei a moto engatada depois de parar e desligar o motor algumas vezes. Se eu estiver estacionado em uma inclinação, tento encontrar outro lugar plano para estacionar, em ponto morto. Eu sempre encosto a roda traseira das motos na guia, para que ela não se mova após o estacionamento, também, com os garfos dianteiros virados para a esquerda. Sempre que você anda sem pensamento deliberado, há perigo de algo acontecer. Pense no que você faz e por quê.
Charlie

Save
#16 ·
....‘Eu acho que o meu ponto é que você não deve ser imprudente ao andar de moto. Existem ações deliberadas que precisam ser realizadas sempre que você anda. Nos 44 anos em que ando de moto, só deixei a moto engatada depois de parar e desligar o motor algumas vezes. Se eu estiver estacionado em uma inclinação, tento encontrar outro local plano para estacionar, em ponto morto. Eu sempre encosto a roda traseira da moto na guia, para que ela não se mova depois de estacionar, também, com os garfos dianteiros virados para a esquerda. Sempre que você anda sem pensamento deliberado, há perigo de algo acontecer. Pense no que você faz e por quê.
Charlie
Eu não poderia concordar mais, e só adicionaria que os hábitos “bons” também contribuem para a segurança, o sucesso e o prazer, e os hábitos “maus” prejudicam....
Bons hábitos vão te proteger se você se distrair ou tiver um dia ruim...

Eu tenho que fazer a ressalva de que sou um novato total quando se trata de motocicletas, mas fui piloto e estive envolvido na indústria da aviação por toda a minha vida. Então, meu conselho vem de operar um tipo de veículo totalmente diferente, mas as atitudes e a abordagem para operar o veículo, eu acho, se transferem.....

#17 ·
Se isso fosse importante, então quando os fabricantes adicionaram os interruptores de segurança há 50 ou 60 anos, eles simplesmente teriam feito com que a moto não pudesse dar a partida em marcha. Dar a partida em ponto morto não é mais uma "melhor prática", assim como não usar os freios em uma curva não é uma melhor prática. É uma prática para novos motociclistas que ainda não memorizaram a embreagem e seu propósito onipresente na operação de uma motocicleta.

Eu entendo o caso de Charlie de andar em motos opostas e ter que se lembrar onde estão os controles, dependendo de qual moto ele está, mas acho que em sua situação meu medo seria no trânsito, onde eu poderia não ter tempo para me lembrar, não na minha garagem.

Se você está preocupado que pode não puxar a embreagem ao dar a partida na sua moto, o que isso diz sobre o resto das coisas automatizadas e memorizadas que você deve fazer na estrada? Você quer que as pequenas coisas sejam memorizadas, para que seu foco esteja nas coisas importantes.

Se você quer uma melhor prática, e tenho certeza de que todos nós fazemos isso instintivamente a essa altura, é puxar a embreagem ao dar a partida na moto e segurar a embreagem até que o motor desligue quando você parar e estacionar. Brincar com as marchas se enquadra na categoria de qual óleo é o melhor.

Eu andaria de moto sem freios antes de andar de uma sem embreagem.:)

#19 ·
O manual (e eu acho que a prática geral de motociclismo aceita (GAMP) :) ) é colocar a moto em ponto morto ao desligar. No entanto, como nossas motos não têm freio de estacionamento, às vezes preciso deixar a moto em primeira marcha ao estacionar em uma leve inclinação. Isso é um problema? Por que o manual diz para deixar em ponto morto?
fio interessante… Eu SEMPRE coloquei minhas motos em ponto morto quando estacionava. Acho que isso vem daquela sensação horrível que você tem quando liga uma moto depois de esquecer que a deixou engatada; você sabe, aquela sensação de “quebrar o pescoço - todo mundo me viu fazer isso”. Mas até agora eu sempre tive Harleys com o descanso lateral com trava. Acho que talvez eu precise mudar esse hábito…

#21 ·
Nem consigo imaginar estacionar uma moto em ponto morto. A menos que tenha um travão de estacionamento.
É verdade que algumas motos têm travões de estacionamento? Já vi scooters com um mecanismo de bloqueio no travão dianteiro, mas isso porque têm uma embraiagem centrífuga e uma correia…
‘Agora, se tiveres um bungee cord, podes enrolar a manete do travão dianteiro e ‘definir’ o travão de estacionamento… lol.
Charlie

Save
#22 ·
Engrenado quando desligado/estacionado. Ao ligar, chave na ignição, embreagem pressionada, mudar para o ponto morto, ligar. Funciona para mim desde 1980.

• Like
Save
#26 · (Edited)
Do manual do Indian Riders

Parar o Motor
Antes de parar o motor, pare completamente a motocicleta. Mude para o ponto morto ou desengate a embreagem.
AVISO! Parar o motor com a transmissão engatada enquanto a motocicleta está em movimento pode causar perda de tração da roda traseira ou danos ao motor e à transmissão, o que pode causar perda de controle e ferimentos graves ou morte. Pare sempre o motor depois que a motocicleta estiver totalmente parada e a transmissão estiver em ponto morto. Se o motor parar inesperadamente enquanto a motocicleta estiver em movimento, guie a motocicleta para um local seguro fora da estrada e longe do trânsito. Desligue o interruptor de alimentação.
1. Quando estiver totalmente parado, mude para o ponto morto.
2. Mova o interruptor de parada/funcionamento do motor para a posição STOP.
3. Desligue o interruptor de alimentação.

#27 ·
Parar o Motor
Antes de parar o motor, pare completamente a motocicleta. Mude para o ponto morto ou desengate a embreagem.
AVISO! Parar o motor com a transmissão engatada enquanto a motocicleta está em movimento pode causar perda de tração da roda traseira ou danos ao motor e à transmissão, o que pode causar perda de controle e ferimentos graves ou morte. Sempre pare o motor depois que a motocicleta estiver totalmente parada e a transmissão estiver em ponto morto. Se o motor parar inesperadamente enquanto a motocicleta estiver em movimento, guie a motocicleta para um local seguro fora da estrada e longe do tráfego. Desligue o interruptor de alimentação.
1. Quando estiver totalmente parado, mude para o ponto morto.
2. Mova o interruptor de parada/funcionamento do motor para a posição STOP.
3. Desligue o interruptor de alimentação.
Esqueci de incluir explicitamente puxar a embreagem, mas sim, obviamente essa é a primeira etapa!

• Like
Save
#30 ·
Como mecânico de diesel aposentado e motociclista de longa data, vi muitas máquinas danificadas e, às vezes, pessoas para confiar em qualquer tipo de sistema de segurança, ou seja, embreagem, descanso lateral, ponto morto, etc. É muito fácil cair em maus hábitos que vão te morder. Eu desligo e estaciono em ponto morto e, se estiver em qualquer tipo de declive, procuro um local com algo para a roda traseira rolar, como uma cunha. Desenvolvi esse hábito por muitos anos de motos apenas com pedal de partida, ou elas tinham partidas tão instáveis que eu nunca confiei nelas. Além disso, dar a partida em ponto morto exerce menos carga no motor de partida e permite que o óleo entre nas áreas de ejeção do sistema de liberação da embreagem.

#31 · (Edited)
Bem, a sabedoria de parar ou começar engrenado não se baseia em interruptores de segurança. Baseia-se na embreagem, e mesmo que você dê a partida em ponto morto, você terá uma baita surpresa quando engatar a primeira marcha e descobrir que sua embreagem não está funcionando. Os interruptores de segurança não servem para dar a partida acidentalmente engrenado. Eles servem para dar a partida acidentalmente engrenado com a embreagem solta.

#32 ·
Sem perguntas para mim, desligar em ponto morto e, em seguida, engatar a marcha, se necessário, para evitar o movimento da moto. Invariavelmente, há um 'relaxamento' da suspensão, etc., o que significa que uma moto vai 'assentar', mesmo apenas alguns centímetros, criando efetivamente um bloqueio mecânico na caixa de velocidades. Em motos menores, não é difícil rolar ou saltar para a frente para reduzir o 'efeito de bloqueio' da caixa de velocidades. Isso alguma vez apresenta um problema para máquinas muito maiores como a minha Chieftain... porque não me vejo a saltar com este bebé a subir a colina!

#34 ·
FWIW: Eu ando de duas rodas há quase 70 anos consecutivos, e toda vez que estacionei qualquer uma das minhas motos em QUALQUER LADEIRA ou INCLINAÇÃO, eu sempre, "SEMPRE", deixo-a engrenada, o que é uma decisão sensata, a atitude inteligente e BOM SENSO quando você para e pensa sobre isso! Mas, cada um por si!!

#35 ·
FWIW: Eu tenho andado de duas rodas por quase 70 anos consecutivos, e toda vez que estacionei qualquer uma das minhas motos em QUALQUER COLINA ou INCLINAÇÃO, eu sempre, "SEMPRE", deixo-a engatada, o que é uma decisão sensata, a atitude inteligente e BOM SENSO quando você para e pensa sobre isso! Mas, cada um com o seu jeito!!
Eu faço o mesmo e os guidões para a esquerda. Bom hábito para que não role.

#37 ·
95% das vezes desligo a moto em ponto morto e deixo-a assim quando estaciono. Só estaciono com ela engrenada se estiver numa inclinação e preocupado com a possibilidade da moto se mover. Há vezes em que desligo a moto engrenada, mas quase sempre mudo para ponto morto antes de sair.

Uma vez tentei ligar a minha Chieftain engrenada com o descanso levantado e a embraiagem pressionada. Ela ainda se moveu para a frente e acendeu a luz de verificação do motor.

Save
#38 ·
Hábitos são hábitos, bons e maus. Alguém que é distraído o suficiente para tentar ligar a moto engrenada é provavelmente igualmente distraído para colocar a moto em ponto morto quando para. Sente-se na sua moto, verifique em que mudança ela está (com o pé e não com o indicador), coloque-a em ponto morto e depois ligue-a. Agora vá andar.

#41 ·
Prova positiva de que você deve sempre deixar sua bicicleta em ponto morto, caso contrário, ela pode pegar fogo espontaneamente e começar a andar sozinha!! :ROFLMAO: :ROFLMAO: :ROFLMAO:

• Haha
Save
You have insufficient privileges to reply here.