Ter uma moto com mudança de marcha à esquerda e uma moto com mudança de marcha à direita também, exige um pensamento deliberado para pilotá-las. O cérebro é condicionado a pensar automaticamente em ações de rotina como mudar de marcha e frear. Nenhuma dessas motos tem um interruptor de segurança para me impedir de ligá-las engatadas, sem a embreagem puxada. A moto da velha guarda com mudança de marcha à direita, no entanto, é apenas com partida por pedal, então, realmente, você TEM que deixá-la em ponto morto, rsrs.
'Acho que o meu ponto é que você não deve ser imprudente ao andar de moto. Existem ações deliberadas que precisam ser realizadas sempre que você anda. Nos 44 anos em que ando de moto, só deixei a moto engatada depois de parar e desligar o motor algumas vezes. Se eu estiver estacionado em uma inclinação, tento encontrar outro lugar plano para estacionar, em ponto morto. Eu sempre encosto a roda traseira das motos na guia, para que ela não se mova após o estacionamento, também, com os garfos dianteiros virados para a esquerda. Sempre que você anda sem pensamento deliberado, há perigo de algo acontecer. Pense no que você faz e por quê.
Charlie