Indian Motorcycle Forum banner

Depois de ler dezenas de tópicos sobre como verificar o óleo...

3.6K views 46 replies 20 participants last post by  Chief T  
#1 ·
Olá a todos, desculpem ter que perguntar como verificar o óleo, mas...

Tenho cerca de 2 mil na minha troca de óleo atual na minha roadmaster 2017. Usei o kit que veio com 1/2 Q, então deve ter sido o kit 5.5 e o filtro.

De qualquer forma... verificando no descanso lateral, há talvez apenas 1/2 polegada na vareta... muito abaixo de adicionar nesta vareta, mas não acho que esta vareta seja original.

Verificando com a moto em pé, não estou recebendo nada na vareta. Eu poderia jurar que depois de trocar o óleo, eu estava com o nível de óleo muito acima da linha de adição nesta vareta.

Enquanto estiver no descanso lateral, o óleo não está nem perto da parte inferior da rosca do orifício da vareta. Sem vazamentos, não consigo imaginar que queimou tanto óleo em 2 mil milhas. O que estou perdendo? Estou prestes a drenar isso e adicionar de volta 5,5 Q.

#2 ·
Olá a todos, desculpem ter que perguntar como verificar o óleo, mas....

Tenho cerca de 2 mil na minha troca de óleo atual na minha roadmaster 2017. Usei o kit que veio com 1/2 Q, então deve ter sido o kit 5.5 e o filtro.

De qualquer forma... verificando no descanso lateral, há apenas talvez 1/2 polegada nos mergulhos ainda... muito abaixo da adição nesta vareta, mas não acho que esta vareta seja original.

Verificando com a moto na vertical, não estou recebendo nada no mergulho. Eu poderia jurar que depois de trocar o óleo, eu estava com o nível de óleo bem acima da linha de adição nesta vareta.

Enquanto estiver no descanso lateral, o óleo não está nem perto da parte inferior da rosca do orifício da vareta. Sem vazamentos, não consigo imaginar que ele queimou tanto óleo em 2 mil milhas. O que estou perdendo? Estou prestes a drenar isso e adicionar de volta 5,5 Q.
Não verifique. Você colocou 5,5 no seu bom. Essas motos são motos de cárter semi-seco, a vareta não mede o nível real do óleo.

#3 · (Edited)
aqui está o vídeo oficial produzido pela Indan sobre a verificação do óleo

o problema que você e todos os outros têm com o processo acima é que o nível na vareta é subjetivo.
Basicamente, com o método acima, tudo de cima adicionar e abaixo de cheio é considerado "bom".
O que é pior é que a leitura acima não é reproduzível - se você rodar a moto por 5 minutos contra 3, você terá uma leitura completamente diferente daquela tomada na manhã anterior. Basicamente, o método oficial só serve para provar que você está em uma zona "segura" (ou não) Completamente perdido no método oficial de verificação do óleo é o conceito de "Eu perdi 6 oz desde a última troca de óleo - ou não". que é o que a maioria de nós que verifica o óleo está tentando aprender.

meu conselho é que você não tem escolha a não ser usar o método oficial para verificar o óleo até a próxima troca de óleo.

NO ENTANTO, na sua próxima troca, você está em um estado "dourado" para fazer algo mágico.

Ajuda saber que uma moto quente mantida verticalmente durante a noite terá seu óleo assentado nas várias câmaras da mesma maneira todas as vezes - sem exceções para qualquer marca, modelo ou ano. Isso inclui minha moto e a sua.
para manter a moto na vertical, você precisará de um calço de roda, um dock de roda, ps-1500 ou similar

Na sua próxima troca de óleo, você saberá com 100% de certeza que o nível de óleo em sua moto está perfeito.
então, dê um passeio para levar a moto à temperatura e depois estacione durante a noite em seu calço de roda/dock de roda/ps-1500/similar.
Na manhã seguinte, com a moto ainda na vertical, observe onde na vareta o nível do óleo cai.
esta marca, onde quer que esteja na vareta, sua marca pessoal "cheia" de sua moto naquela área de sua garagem quando estiver naquele calço de roda/dock de roda/ps-1500
no meu 16' chieftain, essa marca é a haste da letra "L" na palavra "COLD"

mais "magia" ocorre se você tem o hábito de sempre estacionar sua moto no mesmo calço de roda/dock de roda/ps-1500

agora você pode verificar o óleo em qualquer manhã aleatória que desejar. Porque você agora está sabendo a marca "cheia" de sua moto.
agora, quando você verifica o óleo, você pode facilmente ver se sua moto está 3 onças baixa (ou não).
Se você achar que está baixo, agora você pode adicionar com segurança essas onças para voltar à marca "cheia" e saber com 100% de certeza que você não está enchendo demais a moto.

#8 ·
aqui o vídeo oficial produzido pela Indan sobre a verificação do óleo

o problema que você e todos os outros têm com o processo acima é que o nível na vareta é subjetivo.
Basicamente, com o método acima, tudo de cima adicionar e abaixo do cheio é considerado "bom".
O que é pior é que a leitura acima não é reproduzível - se você rodar a moto por 5 minutos contra 3, você terá uma leitura completamente diferente daquela feita na manhã anterior. Basicamente, o método oficial só serve para provar que você está em uma zona "segura" (ou não) Completamente perdido no método oficial de verificação do óleo é o conceito de "Eu perdi 6 oz desde a última troca de óleo - ou não". Que é o que a maioria de nós que verificamos o óleo estamos tentando aprender.

meu conselho é que você não tem escolha a não ser usar o método oficial para verificar o óleo até atingir sua próxima troca de óleo.

NO ENTANTO, em sua próxima troca, você está em um estado "dourado" para fazer algo mágico.

Ajuda saber que uma moto quente mantida verticalmente durante a noite terá seu óleo assentando nas várias câmaras da mesma maneira todas as vezes - sem exceções para qualquer marca, modelo ou ano. Isso inclui minha moto e a sua.
Para manter a moto na vertical, você precisará de um calço de roda, um encaixe de roda, ps-1500 ou similar

Em sua próxima troca de óleo, você saberá com 100% de certeza que o nível de óleo em sua moto está perfeito.
Então, dê um passeio para levar a moto à temperatura e depois estacione durante a noite em seu calço de roda/encaixe de roda/ps-1500/similar.
Na manhã seguinte, com a moto ainda na vertical, observe onde na vareta seu nível de óleo cai.
Esta marca, onde quer que esteja na vareta, é a marca "cheia" pessoal de sua moto.
No meu chieftain 16', essa marca é a haste da letra "L" na palavra "COLD"

Mais "magia" ocorre se você tem o hábito de sempre estacionar sua moto no mesmo calço de roda/encaixe de roda/ps-1500

Agora você pode verificar o óleo em qualquer manhã aleatória que desejar. Porque você agora está sabendo a marca "cheia" de sua moto.
Agora, quando você verifica o óleo, pode facilmente ver se sua moto está 3 onças abaixo (ou não).
Se você achar que está baixo, agora você pode adicionar com segurança essas onças para voltar à marca "cheia" e saber com 100% de certeza que você não está enchendo demais a moto.
Genial! Obrigado por simplificar o que o MoCo não pode.

#4 ·
Obrigado a todos! Minha vareta de óleo tem 6 1/8 (do topo da rosca até o final). Não tenho certeza se é original. Mal consigo obter 1/2 polegada de verificação de óleo na lateral e NENHUM óleo se verificar para cima. Sei que usei um kit da Indian, tem o número de peça correto do filtro de óleo, então recebeu 5,5 litros há 2.000 milhas. Eu poderia jurar que, naquele momento, o óleo estava bom. Odeio drenar este óleo caro, mas também não quero adicionar nenhum. Definitivamente, na próxima troca de óleo, terei certeza de 5,5 litros e fotografarei a vareta para referência.

#6 ·
Fiz a primeira troca de óleo no sábado na minha nova Sport Chief depois de atingir as 500 milhas e ao drenar descobri que estava cheio demais. Usei uma panela de 6 qt. pois sabia que era o que deveria estar no motor, mas o óleo encheu demais a panela e ainda estava escorrendo do motor. Havia pelo menos 7 qt. no motor porque usei as garrafas novas para descartar o óleo usado e elas encheram todas as 6 com pelo menos 1 qt. sobrando mais o que foi derramado no chão. Coloquei 6 na moto e fiz a verificação do nível de óleo conforme as instruções da Indian e também acho que não é o melhor método para resultados repetidos. Espero que o óleo extra não tenha causado nenhum dano ao motor.

#7 ·
Fiz a primeira troca de óleo no sábado na minha nova Sport Chief depois de atingir as 500 milhas e ao drenar descobri que estava cheio demais. Usei uma panela de 6 qt. pois sabia que era o que deveria estar no motor, mas o óleo encheu demais a panela e ainda estava escorrendo do motor. Havia pelo menos 7 qt. no motor porque usei as garrafas novas para descartar o óleo usado e encheu todas as 6 com pelo menos 1 qt. a mais do que foi derramado no chão. Coloquei 6 na moto e fiz a verificação do nível de óleo conforme as instruções da Indian e também acho que não é o melhor método para resultados repetidos. Espero que o excesso de óleo não tenha causado nenhum dano ao motor.
Como postei, em um motor TS de 6 qt., eu reabasteço com 5,5 quartos. Sempre kits de troca de óleo OEM. Fiz da mesma forma nos dois motores TS, o 111 inicial eu reabasteci com 5 qt. (sempre filtro de óleo) Nunca mais verifique. Sem óleo saindo do filtro de ar. Talvez seja um método estúpido, mas quase 75.000 milhas e sem problemas. E ninguém mais troca meu óleo, então não há risco de roscas danificadas. Apenas meus .02
Como dito anteriormente, depois de trocar o óleo com este método, você conhece a linha de base.

#9 ·
Eu tinha um amigo que acabou colocando 8 quartos (devido ao mistério da vareta) e andou de moto por vários meses sem problemas. 2017 Chief Este motor Polaris deve ter um compartimento secreto que pode transportar um barril extra de óleo. Então, por anos, todos nós concluímos que é melhor drenar o óleo, adicionar 5,5 quartos e andar até a próxima vez. Muito, muito poucos já queimaram ou vazaram óleo. Se sua moto fizer isso, será óbvio. Você pode muito bem vender sua vareta para seus amigos da Harley.

#12 ·
Ib
Eu concordo totalmente, não há necessidade de verificar o óleo.
Na verdade, vou jogar fora a minha balança de casa de banho e cancelar a minha colonoscopia também, pois sei que tudo deve estar bem, por isso não há necessidade de verificar.
:p :unsure:
Isso não faz o menor sentido. Também não verifico o óleo nos meus carros ou caminhões mais novos entre as trocas de óleo... não há necessidade.

Save
#18 ·
Olá a todos, desculpe ter que perguntar como verificar o óleo, mas....

De qualquer forma... verificando no descanso lateral, há apenas talvez 1/2 polegada nas varetas... muito abaixo da adição nesta vareta, mas não acho que esta vareta seja original.

Verificando com a moto em pé, não estou recebendo nada na vareta. Eu poderia jurar que depois de trocar o óleo, eu estava com o nível de óleo bem acima da linha de adição nesta vareta.

Enquanto estiver no descanso lateral, o óleo não está nem perto da parte inferior da rosca do orifício da vareta. Sem vazamentos, não consigo imaginar que ele queimou tanto óleo em 2 mil milhas. O que estou perdendo? Estou prestes a drenar isso e adicionar de volta 5,5 Q.
Você tem que deixá-lo em marcha lenta por 60 segundos e depois verificar. Frio mostrará muito alto na vareta. Pelo menos em um Pursuit.

#19 ·
Olá a todos, desculpem ter que perguntar como verificar o óleo, mas....

Tenho cerca de 2 milhas na minha troca de óleo atual na minha roadmaster 2017. Usei o kit que veio com 1/2 Q, então deve ter sido o kit 5.5 e o filtro.

De qualquer forma... verificando no descanso lateral, há apenas talvez 1/2 polegada nas medições ainda... muito abaixo da adição nesta vareta, mas não acho que esta vareta seja original.

Verificando com a moto em pé, não estou recebendo nada na medição. Eu poderia jurar que depois de trocar o óleo, eu estava com o nível de óleo bem acima da linha de adição nesta vareta.

Enquanto estiver no descanso lateral, o óleo não está perto da parte inferior da rosca do orifício da vareta. Sem vazamentos, não consigo imaginar que ele queimou tanto óleo em 2 milhas. O que estou perdendo? Estou prestes a drenar isso e adicionar de volta 5,5 Q.
Eu troquei o óleo no meu '17 RM há uma semana. Todas as milhas são minhas. Perdi aproximadamente 1qt=4729 milhas. A partir de hoje, tenho 98.603 milhas no motor. Vareta? Eu nem sempre estou na minha garagem/casa quando preciso verificar o óleo e nunca vejo os mesmos resultados na estrada. Não tenho uma resposta, exceto que provavelmente irei para 3500-4000 milhas no máximo para as trocas de óleo devido à quilometragem do motor. Sempre usei OEM.

#24 ·
Eu troquei o óleo do meu '17 RM há uma semana. Todas as milhas são minhas. Perdi aproximadamente 1qt=4729 milhas. A partir de hoje, tenho 98.603 milhas no motor. Vareta de óleo? Eu nem sempre estou na minha garagem/casa quando preciso verificar o óleo e nunca vejo os mesmos resultados na estrada. Não tenho uma resposta, exceto que provavelmente irei para 3500-4000 milhas no máximo para as trocas de óleo devido à quilometragem do motor. Sempre usei OEM.
Como você mediu quanto saiu? Isso definitivamente não é normal.

Save
#21 ·
Olá a todos, desculpe por ter que perguntar como verificar o óleo, mas....

De qualquer forma... verificando no descanso lateral, há apenas talvez 1/2 polegada nos mergulhos ainda... muito abaixo da adição nesta vareta, mas não acho que esta vareta seja original.

Verificando com a moto em pé, não estou recebendo nada no mergulho. Eu poderia jurar que depois de trocar o óleo, eu estava com o nível de óleo bem acima da linha de adição nesta vareta.

Enquanto estiver no descanso lateral, o óleo não está nem perto da parte inferior da rosca do orifício da vareta. Sem vazamentos, não consigo imaginar que tenha queimado tanto óleo em 2 mil milhas. O que estou perdendo? Estou prestes a drenar isso e adicionar de volta 5,5 Q.
Apenas faça isso e pronto. Quando você coloca 5,5 qt. está cheio. Esta moto tem um cárter, em outras palavras, basicamente 2 câmaras. Dito isso, a vareta não é tão confiável quanto se pensa. Seja o que for que você faça, não encha demais, a menos que queira óleo por toda a sua respiração de ar e possivelmente em outros lugares. Uma vez cheio, rode as milhas designadas e troque novamente com 5,5 qt. junto com o filtro. Além disso, como no manual, coloque 4,5 e rode por um tempo, alternando as rpm até 2000 rpm e depois despeje o último qt. A razão é que você deve se mover para o cárter com os 4,5 qt. iniciais. Eu rodo o meu 5K assim que eu amaciá-lo. Espero que isso ajude. Apenas não pense muito nisso e ande, ande, ande!!

#23 ·
Alguém se lembra da resposta de Larry à mesma pergunta sobre sua Chieftain de 2014 que ainda estava rodando forte com mais de 500.000 milhas? Basicamente o mesmo procedimento que o acima, exceto que ele disse que não usou um calço de roda, mas um bloco de madeira. Estacionou no mesmo lugar, o mesmo bloco de madeira sob o descanso e verificou frio. Parece quase idêntico

#26 ·
@Leather Face
Eu acho que é importante ter um processo em que, se alguém verificar o óleo em 3 datas consecutivas, você obtém a mesma leitura na vareta de medição toda vez. Essa reprodutibilidade de 100% é o que lhe dá a capacidade de "saber" se você está 4 onças abaixo - ou não.

Eu alertaria contra um processo em que você verifica o óleo em qualquer temperatura diferente da temperatura ambiente. A razão é que o óleo quente tem ar batido nele. Enquanto o óleo em temperatura ambiente não tem nenhum ar batido nele - ele se dissipou todo. Além disso, se você mudar as marcas de óleo, o óleo novo pode ter agentes antiespumantes melhores (ou piores). Essa variação significa que, se você fizer uma leitura quando o óleo estiver "quente", essa leitura na "mesma" temperatura - sua nova marca de óleo pode ler de forma diferente da sua marca de óleo antiga.

Por outro lado, ao fazer suas leituras em temperatura ambiente, a qualidade dos agentes antiespumantes do óleo não importa. Todo óleo, bons ou maus agentes antiespumantes, lerá o mesmo. Além disso, as leituras "ambientais" são idênticas, independentemente de estar nevando, chovendo ou no verão quente.

Finalmente, sabemos que 100% das palavras e símbolos impressos na vareta de medição são impressos nessa vareta para dar suporte a um processo de verificação de óleo que não estamos usando. Como tal, essas palavras e símbolos não se aplicam a nós. Não nos importamos se nossa marca de 100% cheio está acima ou abaixo de uma linha "adicionar" pré-impressa.

#27 ·
@OracleDba Obrigado pelo retorno... Estou expressando minha preocupação, pois não há uma maneira simples - mas eu estava usando pedaços escolhidos a dedo do seu método - bem, mais ou menos... para obter um nível de óleo.

O manual do proprietário diz 5,7 litros - o kit que você pode comprar tem 6,0 - e eu vi uma ou duas postagens onde qualquer motor após 2019 deve ter 6 litros. Tudo dito... Estou apenas confuso, pois há uma resposta muito nebulosa para qual deve ser o nível da vareta... Confusão sobre a capacidade total de óleo... Mas seu sistema/método é algo que vou tentar totalmente agora...

Quase quero ver um engenheiro indiano de verdade ou algo assim sair e nos dizer com certeza quanta capacidade de óleo - embora eu seja criticado, pois agora 6,0 litros é o mantra e, claro, onde isso cai em uma vareta...

Obrigado @OracleDba pela sua resposta...

Save
#28 ·
Eu sinto a sua dor... Se fosse a sua moto e o seu manual dissesse 5,7, então na próxima troca de óleo eu faria apenas 5,7, daria uma volta, estacionaria verticalmente durante a noite e na manhã seguinte anotaria o nível na vareta para que, a partir de agora, se conheça a marca pessoal da moto "Estou-cheio-quando-aqui". Acho que ajuda ter um calço de roda como um ps1500 ou similar e usá-lo diariamente. Acho que a maioria das tarefas de manutenção são mais fáceis quando a moto é mantida verticalmente, a vantagem é poder fazer verificações de óleo sem aviso prévio também. Boa sorte.

#30 ·
Tão estranho, fiz a minha primeira troca de óleo nesta 2019 111 Chieftain Limited, 6 litros depois de adicionar 4 litros na vertical, rodar por 30 segundos, adicionar mais 2 litros, ainda nada na vareta? vou apenas andar. Difícil de me convencer.....

#31 ·
Tão estranho, fiz a minha primeira troca de óleo nesta 2019 111 Chieftain Limited, 6 litros depois de adicionar 4 litros na vertical, rodar por 30 segundos, adicionar mais 2 litros, ainda nada na vareta? Vou apenas andar. Difícil de me convencer.....

#32 · (Edited)
Sim, o meu também não apareceu na vareta com 6 litros. Continuei a adicionar pequenas quantidades, a ligá-lo por um minuto ou mais, a desligá-lo, a deixá-lo assentar por um minuto, a desapertar e limpar a vareta, a apertá-la de volta, a desapertá-la e a verificar. Continuei a fazer isso até chegar à marca FULL. Eu estava quase a 7 litros. 7 não o teria feito transbordar. Eu tinha cerca de 6 1/2 litros quando estava na marca ADD. Você pode ver na minha assinatura, mas eu tenho um Springfield 111 de 2021.

#36 ·
Sim, os meus também não apareceram na vareta com 6 litros. Continuei a adicionar pequenas quantidades, a ligá-lo por um minuto ou mais, a desligá-lo, a deixá-lo assentar por um minuto, a desapertar e limpar a vareta, a aparafusá-la novamente, a desaparafusá-la e a verificar. Continuei a fazer isso até chegar à marca FULL. Faltava-me pouco menos de 7 litros. 7 não o teriam feito transbordar. Tinha cerca de 6 1/2 quando estava na marca ADD. Pode ver na minha assinatura, mas tenho um Springfield 111 de 2021.
A pergunta é @SlidePicker - se você 'encher demais' em algum momento, você tem óleo residual em torno do filtro de ar... você tem isso? Eu consigo o meu a 'mal' (significa mal) tocar o nó do dedo na vareta...

Eu realmente gostaria que a Indian lançasse alguma definição real sobre o que é uma verificação adequada.
Eu acho que todos nós nos cansamos de 'segure a moto assim', ou 'quando a moto está a 165 graus com um filhote de zebra atravessando a rua em ano bissexto' tipos de medições.

Não para reclamar às seis da manhã... mas aqui está a versão da Indian de como fazer isso, do YouTube...

Chega! É hora de andar neste que será um domingo muito bonito! L8TR G8TRs

You have insufficient privileges to reply here.